Políticas
Periodicidade
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano publica volumes anuais, adotando o sistema de publicação contínua (rolling pass), segundo o qual todo artigo, resenha ou tradução aceito para publicação é publicado no volume atual em aberto.
Direitos Autorais
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, em conjunto com os autores, sendo que, ao submeter o artigo para a revista, o(a) autor(a) concorda com a cessão gratuita do artigo. As autoras e autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, salvo com a expressa referência completa à publicação da Revista.
Declaração de Direito Autoral
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 License (CC BY 4.0).
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Acesso Aberto
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou fazer vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 License (CC BY 4.0).
Arquivamento
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano usa o sistema LOCKSS [Lots Of Copies Keep Stuff Safe] para sua preservação digital. O sistema LOCKSS foi desenvolvido pela Universidade de Stanford com a finalidade de criar automaticamente uma réplica dos arquivos do periódico em outro servidor remoto. O sistema permite a criação de arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. A RJTDH faz parte da rede criada pela Public Knowledge Project Preservation Network (PKP PN), sendo possível confirmar a preservação digital clicando em “ARCHIVAL STATUS” na página de seu ISSN ou por meio do seu Manifesto de Publicação.
O PKP desenvolveu a PKP PN para preservar digitalmente os periódicos publicados em OJS. A PKP PN garante que os periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital possam ser preservados para acesso de longo prazo. Ele permite que os gerentes de periódicos do OJS registrem seus periódicos para inclusão na PKP PN simplesmente habilitando um plugin em sua instalação do OJS e concordando com os termos do Contrato de Preservação.
O periódico também está incluído em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim.
Plágio e Similaridade
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio em suas publicações, adota serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como ferramenta principal a plataforma CopySpyder.
Contribuição dos autores
No ato da submissão é solicitado do(a) autor(a) depositante o preenchimento de uma declaração que inclui a descrição da contribuição efetiva de cada um dos autores do manuscrito submetido, de acordo com a Taxonomia CRediT, cujo propósito é promover transparência em relação às contribuições dos autores em trabalhos científicos.
A Taxonomia CRediT estipula 14 formas de colaboração, as quais deverão ser atribuídas aos autores, de acordo com a sua participação na elaboração do texto submetido, quais sejam:
- Conceitualização:formulação ou evolução de ideias, objetivos e metas de pesquisa abrangentes.
- Curadoria de dados:gerenciamento de atividades para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de programa, quando isso é necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal:aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Aquisição de financiamento:aquisição de suporte financeiro para o projeto levando a essa publicação.
- Investigação:condução do processo de investigação e pesquisa, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
- Metodologia:desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.
- Administração do projeto:responsabilidade pelo gerenciamento e coordenação para o planejamento e execução da atividade de pesquisa.
- Recursos:Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, paciente, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras ferramentas de análise.
- Software:Programação, desenvolvimento de software, design de programas de computador; implementação de códigos de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão:Responsabilidade de liderança e supervisão para a execução e planejamento da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe central.
- Validação:Verificação, como parte da atividade ou separadamente, de reprodutibilidade/replicação geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
- Visualização:Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.
- Escrita – rascunho original: Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente o rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita – revisão & edição:Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo original de pesquisa, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo estágios pré ou pós-publicação.
A inexistência de contribuição que se amolde a pelo menos uma das referidas formas de colaboração desautoriza a indicação de autoria de manuscrito submetido ou publicado, configurando inobservância à política e diretrizes éticas em matéria de publicação da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano.